quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Coalas são fofinhos! Ou não?

654px-Cutest_Koala
 E muitas outras tranqueiras que você nunca preguntou por medo de que pensem que você possa ser idiota, mas como para gente toda duvida merece uma resposta la vai...

Se você ainda acha coalas fofinhos é porque não leu esse antigo post aqui do blog ou porque ainda não ouviu o som que esses bichos fazem!
Ouça essa beleza de grunhido:
É estranho ouvir algo tão grave e em um volume tão alto sair da boca de um bichinho tão peludinho-fofinho-cuticuti, não é?
Não sei se é possível fazer você gostar deles de novo, mas, graças à ciência, é possível entender como eles geram tal som. Na verdade, eles possuem um órgão vocal que nenhum outro mamífero terrestre possui!
Eles tem abas extras na garganta, bem maiores e mais pesadas que o normal. Pra entender, basta pensar num violão, explica o pesquisador-chefe do estudo Benjamin D. Charlton. “Estruturas maiores podem oscilar em frequências menores. (…) Pense nas cordas de um violão. Quando diminui o tamanho da vibração ao apertar a corda contra a madeira, você aumenta a frequência do som produzido, e a corda mais grossa é que produz as frequências mais graves.”
É esse o princípio da garganta dos coalas. Com abas super-grandes, elas geram sons que animais do tamanho de um coala (~8kg) são incapazer de gerar.
Fonte: BBC News

O som dos grilos com velocidade reduzida: um coral fantástico

3
Vinícius Giba   |    26 de novembro de 2013
GRILO
O compositor Jim Wilson fez algo simples que se mostrou genial: gravou o som de alguns grilos e, num programa de edição de áudio, diminuiu bastante a velocidade da gravação. O que ele encontrou “parece um coral, parece música dos anjos”, comentou o famoso músico Tom Waits.
A faixa abaixo é uma mistura: o som dos grilos em tempo real (como você poderá identificar) e um “coral” ao fundo que é o resultado da velocidade reduzida. Segundo o compositor, nada foi adicionado à gravação original.
Ouça: aqui
grilo
Atualizado (29/11): Fontes novas afirmam que, na verdade, o som não é puro grilo! O ScienceBlogs tentou diminuir a velocidade do estridular de um grilo e chegou num resultado bem diferente daquele ouvimos acima. Além disso, a cantora de ópera Bonnie Jo Hunt afirma ter gravado vozes para o compositor incluir música.
Todavia, ainda é uma música bonita.

7 encontros bizarros do mundo animal com o nosso

0
Vinícius Giba   |    25 de novembro de 2013
Hoje o Bestiário está atacando de MeME e Index ao mesmo tempo: apresento-lhes uma lista de encontros bizarros entre o mundo animal e o nosso mundo. Esse post informa? Não muito… Mas entretém? Com certeza! Vamos à lista:
1) A prova final de que o Papai Noel existe!
Ps: Eu sei que não é uma rena, é um veado. Mas a piada foi irresistível…
2) Um elefante tocando piano e até acertando uns acordes de vez em quando
3) Isso deve ter doído…
6a00d8341bf67c53ef019b00fcc2c2970d-500wi
Ps: Pra vocês que ficaram com dó, uma boa notícia —> o animal foi encontrado, tranquilizado, curado, remediado e passa bem! (:
4) Tartaruga com prótese feita de Lego
5) Rússia. Vai entender esse lugar…
6) Um alce praticando seus golpes num fotógrafo
Ps: Esse não foi o primeiro “ataque” desse alce e nem o mais violento. Infelizmente as autoridades locais sacrificaram o bicho por causa disso. Geralmente, a culpa é de quem alimenta os animais e os acostuma a buscar comida entre os humanos. O cinegrafista desse vídeo afirmou que o fotógrafo não fez nada fora do comum para receber o ataque.
7) $$$$$$
leao
Aconselho fortemente visitar o —–> instagram desse cara. Tem chitas no sofá, leões em cima de Ferraris, macacos dormindo de pijama e tudo aquilo que você encontra nas casas mais comuns.

Um golfinho se ~auto-estimulando com um peixe morto. Sim, é isso mesmo que você leu.

6
Vinícius Giba   |    14 de novembro de 2013
Prepare-se!
Aqui está o vídeo:
Se você está surpreso ao ver esse golfinho tarado que parece estar sorrindo, não te culpo. Porém, masturbação no reino animal não é uma novidade para a ciência. Nem pra nós —> com certeza você já viu um cachorrinho empolgado por aí!
Mas por quê eles fazem?
DogHumpGifPillow
Talvez exista uma justificativa evolutiva: um estudo (feito com humanos) apontou que masturbação regular impede o sêmen de ficar muito tempo exposto a moléculas de oxigênio dentro do corpo, estimula a fabricação de mais e, assim, mantém o sujeito com esperma novo e de maior qualidade —-ou-seja—> com mais chances de reproduzir! E reproduzir-com-mais-eficiência é uma das regras de ouro da evolução. Porém, nem todos os animais chegam até a ejaculação. Aliás, a maioria deles não chega – o que elimina essa possibilidade evolutiva para eles, já que a prática não renova o esperma dos que não chegam-lá. Então por que eles fazem?
Um outro estudo, esse feito com esquilos machos, concluiu que a prática também pode servir como uma forma selvagem de manter a limpeza dos orgãos reprodutores. Mas a verdade é que o tema ainda não foi muito pesquisado e não existem muitas respostas para essas perguntas. Muito menos sobre por que fêmeas também se masturbam.
Bom, uma coisa a gente sabe: a lista dos que praticam é grande! Tartarugas, elefantes, gatos, cachorros, macacos, ovelhas, alguns pássaros…
Fontes: Plos OneSlate e Alpha Galileo

Parece ficção científica: um dinossauro voador e venenoso!

1
Vinícius Giba   |    29 de outubro de 2013
800px-Sinornithosaurus
Um fóssil de dinossauro encontrado na China em 2001, revelou muita coisa sobre os temidos répteis do passado. Um Sinornithosaurus em bom estado ( “bom” considerando seus 122 milhões de anos de idade) mostrou aos cientistas que esse bichinho voador tinha ossos e penas muito parecidos com o das aves da época, o que confirmou a teoria que liga as aves de hoje aos gigantes do passado. Mas não foi só isso que descobriram, claro.
Sinornithosaurus_Dave_NGMC91
Também foi possível concluir que se tratava de um predador, graças aos olhos grandes (que permitiam enxergar de dia e de noite) e aos dentes “assustadores”. E foi estudando os dentes, que alguns cientistas viram algo interessante… Pequenas fendas desciam de uma cavidade no crânio e iam até a ponta das presas do bicho. E isso pode significar algo bem assustador: possivelmente, o Sinornithosaurus era venenoso!
Você não achou assustador? Sério?!
Ok, ele não era grande, tinha menos de um metro. Mas um lagarto com braços-que-funcionam-como-asas, cheio de penas, com garras nas mãos, dentes afiados, uma mordida venenosa e que acima de tudo pode te atacar de surpresa à noite não te assusta?
Sinornithosaurus_SIZE
Talvez essa simulação feita pela BBC te convença.
Ainda não? Bom, vamos tentar com esse clássico de Steven Spielberg, então:
k2cwsg
Por: Vinícius Giba

0 comentários:

Postar um comentário