Nicholas Winton é um britânico considerado um herói da Segunda Guerra Mundial. Ele organizou o resgate de 669 crianças judias da antiga Tchecoslováquia, mas não compartilhou seu feito com ninguém, nem mesmo com sua esposa. Seu segredo só foi revelado quando sua esposa encontrou um velho álbum coberto de poeira com várias fotos de crianças, cartas e uma lista contendo nomes e datas. Eram registros das crianças que foram salvas por Nicholas de uma operação nazista chamada Czech Kindertransport, que as enviaria para campos de concentração.
Em uma viagem de turismo à Tchecoslováquia, em 1938, incentivada por um amigo,Winton chocou-se com o clima de terror que a população local vivia. O país estava sob domínio nazista e muitas pessoas estavam sendo perseguidas e enviadas para campos de concentração. Nicholas, indignado com a situação, decidiu fazer algo para ajudar aquelas pessoas.
Ele pesquisou e coletou dados das crianças que corriam risco de serem pegas pelo regime, escrevendo cartas para vários países pedindo ajuda e refúgio para elas. Com a parceria de várias organizações cristãs beneficentes, foi possível arrecadar recursos para o transporte e adoção das crianças refugiadas.
Depois que sua história foi revelada, Nicholas recebeu várias medalhas e honras ao mérito, mas seu maior prêmio foi o momento em que ele reencontrou, em um programa de TV, as crianças que ele outrora havia salvo, já crescidas. Várias pessoas sentadas ao seu lado na plateia eram, na verdade, as crianças que foram resgatas por ele. Confira no vídeo:
0 comentários:
Postar um comentário