Como a medicina avança! Antigamente eram usados substâncias como injeções de parafina, enxerto de gordura, bolas de vidro, próteses de marfim, óleo e até gordura de cadáver para dar volume aos seios ou reparar algum tipo de acidente nos seios. Hoje, tudo mudou! Já foi o tempo que silicone nos seios era coisa de americana. O Brasil aponta como um dos maiores mercados para esse tipo de cirurgia plástica. Você acha bonito? Uns amam, outros preferem os originais de fábrica. A medicina avançou tanto que hoje implantar próteses nos seios parece algo banal. Mas, será? Saiba tudo sobre o amado e odiado silicone:
PRÓTESES
Há inúmeros tipos (gel de silicone ou solução salina), com variações de volume, cobertura (lisa, rugosa, texturizada ou de poliuretano) e formato da base (redondo, anatômico ou natural). Na hora de escolher a prótese, o médico tem 56 parâmetros para a avaliação. “Uma mulher de 20 anos não usará a mesma prótese que uma de 60, por exemplo”. Os tamanhos podem varias de 125ml a 500ml, tendo vida útil de, em média, 10 anos.
CIRURGIA
Faça todos os exames solicitados pelo médico, como eletrocardiograma, exame de sangue e, em alguns casos, mamografia e ultrassonografia de mama. A anestesia é local, com sedação, ou peridural, aplicada nas costas. A cirurgia dura cerca de uma hora e a paciente fica internada por mais oito horas. O pós-operatório consiste em tomar antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos nos três primeiros dias. Além disso, deve-se usar sutiã pós-operatório por três meses.
RISCOS
Hematomas, infecções e queloides são raras mas acontecem. Retração capsular e rejeição da prótese também podem acontecer.
DÚVIDAS?
A idade mínima para se fazer a cirurgia é de 18 anos. Muitas mulheres perguntam se terão problemas ao amamentar e a resposta é não. As próteses não atrapalham a amamentação. Outra dúvida comum é se as próteses podem explodir ou estourar. Sim, é possível num acidente de carro por exemplo. Apenas impactos muito traumáticos tem o poder de romper com as próteses.
Tapa na cara de Deus? Ciência ajudando o homem? O que você acha do silicone?
0 comentários:
Postar um comentário