Ku Klux Klan, você já ouviu esse nome? Tratam-se de várias organizações racistas que acreditavam na supremacia do homem branco e do protestantismo. Eles pregavam um modelo de sociedade baseado no perfil WASP, White, Anglo-Saxon and Protestant (Branco, Anglo Saxão e Protestante), de homens que, supostamente, detinham grande poder econômico, político e social. A nomenclatura do grupo tem origem na palavra grega “kuklos” e significa anel, círculo, já “klan” vem do inglês “clan” (clã), escrito com K. A Ku Klux Klan foi fundada em 1865, logo após a Guerra de Secessão Americana, visando impedir a integração social dos negros recém libertos da escravidão.
Obviamente, seu principal objetivo acabou tornando-se o mais cruel possível: perseguir e matar negros! Como num jogo de gato e rato, vestiam-se com roupas brancas e capuzes, montavam cavalos e saíam pelas ruas em busca de pessoas negras, afim de aterroriza-las, tortura-las e até mata-las. Nada mais bizonho, certo? Pois não pense que essa seita ficou esquecida no passado! O preconceito estendeu-se a mestiços, índios e judeus, perpetuando-se até os dias de hoje.
Atualmente, a Ku Klux Klan conta com um efetivo de 3 mil homens, mas já chegou a ter 4 milhões. Apesar do baixo número de associados, muitos não associados apoiam a organização. Confira algumas imagens dos atuais membros da Ku Klux Klan, tiradas pelo fotojornalista norte-americano e ex-fuzileiro naval, Anthony S. Karen:
fonte: http://www.macacovelho.com.br/a-ku-klux-klan-nos-dias-de-hoje/
0 comentários:
Postar um comentário