segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Como era viver em um castelo medieval?

click aqui!
Esqueça tudo o que você já viu nos filmes sobre a vida nos imponentes castelos medievais. Apesar de grandiosas, essas tradicionais, digamos, moradias, não eram nada confortáveis. E não estamos falando da ausência de ar condicionado e colchões, não! O problema lá era mais grave: não havia aquecimento e sequer água corrente! Era comum dormir no chão, especialmente os criados.
Os primeiros castelos, construídos na Europa Ocidental ainda no século 9, eram feitos de madeira, terra e camadas de pedra, para proteger contra invasões e ataques. Aquele modelo de castelo protegido por muralha surgiu apenas no século 10, na França. Apesar de similares – a maioria apresentava um salão, aposentos exclusivos para o dono, uma capela e a torre onde ficavam os guardas -, cada construção trazia sua própria arquitetura.
O dia começava com o nascer do Sol. As camareiras vestiam os senhores e suas damas, que em seguida iam tomar café da manhã. No menu, muito pão e queijo. Após a refeição, a família se dirigia à capela, onde diariamente era celebrada uma missa. E se você acha ruim acordar às seis da matina, saiba que nessa época o almoço era servido entre dez da manhã e meio-dia!! A comilança incluía três ou quatro pratos, e era comum haver apresentações de malabares. Durante o dia, o senhor trabalhava e sua esposa cuidava dos filhos e da casa. À noite, o jantar se resumia a uma sopa ou outra refeição mais leve.
E aí, prefere leva a sua vida atual ou gostaria de experimentar um pouquinho do dia a dia medieval?


0 comentários:

Postar um comentário