segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Verdades sobre o leite de vaca que quase ninguém sabe


bdngfhm

Quase todo mundo, com exceção dos alérgicos à lactose, foi criado à base do leite com Nescau. Acreditando que o leite seria principal fonte de cálcio e nutrientes para manter as crianças fortes, fomos alimentados com seguidas canecas do achocolatado. Mas será que um copo de leite de vaca faz mesmo bem a saúde? Há controvérsia.
Como todo mamífero, a vaca produz leite para amamentar o seu filhote por cerca de até um ano depois do nascimento. Esta secreção, que contém mais de 60 hormônios e fatores de crescimento, é projetada para dar peso e saúde ao bezerrinho, engordando-o de 29 kg à 317 kg em menos de um ano, quase um milagre.
Ao longo da gestação, o nível de estrogênio das fêmeas cresce muito, 30 vezes mais do que quando elas não estão prenhes. De forma a aumentar seus lucros e acelerar o processo de produção de leite das vacas, as indústrias elevam os níveis hormonais das pobres vacas, deixando o leite com elevado teor de gordura, aumentando, consequentemente, o consumo de estrogênio pelos humanos. Altos níveis de estrogênio estão associados a alguns tipos de câncer.
Quando ingerimos essa larga concentração de leite rico em estrogênio, principalmente, na infância, estamos provocando uma maturação hormonal precoce nas crianças. Não obstante, meninas ficam menstruadas cada vez mais cedo e seus corpos apresentam curvas e seios precocemente, rompendo com as fases comuns do crescimento infantil.
Pensa que acabou? Pois o leite da vaca também possui grande concentração de antibióticos. Como assim? Pois dada a enorme exploração das coitadas na produção do leite, suas condições de higiene são precárias, forçando seus produtores a injetarem antibióticos nas bichanas para impedir infecções.
Ainda por cima, o leite da vaca é rico no hormônio IGF-1, semelhante à insulina. Pessoas com propensão à câncer de mama e próstata expostas ao IGF-1 podem vir a desenvolver a doença. Não a toa, cresce cada vez mais o número de médicos adeptos da dieta ausente do leite de vaca. Opções como leite de arroz, amêndoas, cânhamo e de coco estão aí no mercado.
Não se deixe enganar pelas propagandas de leite Parmalat, com crianças fofas com bigodinhos de leite em mundo cor de rosa. Entenda mais sobre esse cruel universo:

0 comentários:

Postar um comentário