segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

8 mentiras que você aprendeu na escola

click Aqui
O conhecimento humano evolui, por isso, nem tudo aquilo que você aprendeu na escola continua sendo uma verdade absoluta. Na realidade, alguns fatos dos antigos livros didáticos são hoje grandes mentiras que você nem imaginava. Atualize seus conhecimentos corrigindo 8 informações que você aprendeu na escola, mas que foram desmentidas pela ciência:

8. PLUTÃO NÃO É PLANETA

Sistema solar
Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e… Plutão? Não mais, o último planeta do nosso sistema solar deixou de ser considerado como tal. Mas, por quê? Muitos cientistas acreditam que Plutão originou-se em outro lugar do espaço e ficou preso na gravidade do Sol, outros afirmam ser uma das luas de Netuno. Sua trajetória é irregular, plana e atravessa a de Netuno. Ao contrário de todos os planetas em nosso sistema solar, que orbitam ao redor do Sol em uma trajetória relativamente horizontal. Essa mudança aconteceu em 2006 e nem todos os astrônomos concordaram com ela.

7. DIAMANTE NÃO É A SUBSTÂNCIA MAIS DURA

El color en los diamantes
Nas aulas de física e química o professor sempre esbravejava: o diamante é a substância mais dura conhecida. Hoje, o nitreto de boro wurtzite e a lonsdaleíta ocupam esse lugar. Estudos indicam que o primeiro é 18% mais duro que diamantes, enquanto o segundo elemento chega a um nível de 58%.

6. AS PIRÂMIDES DO EGITO NÃO FORAM CONSTRUÍDAS POR ESCRAVOS

arch31b
Os antigos livros de história e contos cristãos afirmavam que as incríveis pirâmides do Egito foram construídas pelos escravos judeus, subjugados pelo regime faraônico. Acontece que recentes pesquisas arqueológicas mostraram que os próprios egípcios construíram as pirâmides. Os trabalhadores eram recrutados em famílias pobres, mas eram assalariados e ganhavam criptas próximas às pirâmides, além de preparações funerárias. Historiadores afirmam que os homens que construíram as pirâmides comiam carne regularmente e trabalhavam em turnos de três meses.

5. O BRONTOSSAURO NUNCA EXISTIU

apatosaurusFL1
Eternizados na série Jurassic Park, os Brontossauros, de pescoço longo e aspecto amigável, na verdade nunca existiram. Essa confusão aconteceu quando o paleontólogo Othniel Marsh encontrou um esqueleto incompleto de uma espécie que ele chamou de Apatossauro, mas que faltava o crânio. Para terminar, ele usou a cabeça de outro dinossauro, chamado Camarassauro. Dois anos depois, quando finalmente achou um esqueleto completo de Apatossauro, ele não o reconheceu como tal, e acabou considerando-o como uma nova espécie, chamando-a erroneamente de Brontossauro. Resumindo, o Brontossauro nunca existiu, ele é um Apatossauro.

4. O ELO PERDIDO ENTRE HOMENS E PRIMATAS FOI ENCONTRADO

090519-missing-link-found_big
O famoso elo perdido na escala evolutiva dos primatas primitivos até o Homo Sapiens, chama-se Ida: um fóssil, em condições perfeitas, descoberto na Alemanha, em 2009, com 47 milhões de anos. Cientistas afirmam que Ida se parece com um grupo de fóssil de macacos primitivos que inclui nós humanos, ou seja, a ligação entre nossos ancestrais, os humanos e os macacos atuais. Ida possui incríveis características que provam essa ligação como, a capacidade de agarrar com as mãos, polegares opositores, dedos com unhas sem garras e membros relativamente curtos.

3. É POSSÍVEL DOBRAR UM PAPEL MAIS DE 7 VEZES

6a00e55291856388330120a6195f68970b
Isso, na verdade, dependerá da área da folha, mas é muito difícil encontrar alguma grande o suficiente para fazer infinitas dobraduras. Esse mito foi quebrado pela estudante americana Britney Gallivan, que criou uma fórmula para calcular as medidas necessárias para um determinado número de dobras. Assim, ela atingiu a marca recorde de 12 dobras, mas o tamanho exato do papel usado não foi revelado. No entanto, ao aplicar a fórmula, conclui-se que o papel tinha pelo menos 400 metros de comprimento. Será que ela usou um rolo de papel higiênico?

2. A GRANDE MURALHA DA CHINA NÃO É (TOTALMENTE) VISÍVEL DO ESPAÇO

muralha_da_china-10986
A muralha da China fascina a todos, principalmente quando você descobriu que ela poderia ser vista do espaço. Entretanto, essa não é uma verdade absoluta. É possível ver pedaços dela apenas em condições especiais, como coberta de neve ou com câmeras mega poderosas. Tudo começou em 2003, quando o astronauta chinês chamado Yang Liwei fez a revelação bombástica, colocando fim ao mito.

1. OS REINOS DOS SERES VIVOS NÃO SÃO APENAS 5

REINOS
Nas aulas de ciências, você aprendeu que existem cinco reinos que classificam os seres vivos: animal, vegetal, monera, protista e fungos. Certo? Errado. Existem, pelo menos, 8 reinos. Essa classificação foi expandida, uma vez que novas espécies são encontradas frequentemente, ficando cada vez mais difícil categoriza-las.

0 comentários:

Postar um comentário