segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A incrível história do robô de 240 anos

Click Aqui!
Na era digital, robôs são criações relativamente comuns, que aos poucos estão sendo aprimorados de modo a entrarem definitivamente em nosso cotidiano. Afinal, vivemos ao redor das máquinas há tanto tempo que nem imaginamos como seriam nossas vidas longe dos computadores, celulares, câmeras digitais, televisores, etc.
Desde os séculos passados grandes inventores como Galileu, Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, entre outros, não mediram esforços para criar engenhocas e artefatos avançados para seu tempo. Você não sabia, mas o primeiro robô da história foi construído ainda no século XVIII.
Elaborado pelo mestre relojoeiro Pierre Jaquet Droz  no ano de 1770, este autômato foi criado para escrever várias frases curtas. A engenhosidade da máquina está, no mínimo, 100 anos à frente de seu tempo e o boneco pode até ser considerado um antepassado antigo para o computador moderno.
A máquina continha 6.000 peças feitas sob medida e todos os textos que ele escrevia poderiam ser facilmente alterados e reprogramados. O escritor é estimulado a rabiscar diferentes letras, por meio de uma caneta que é mergulhada em um tinteiro, tendo ainda cartões que também especificam a pressão da caneta no papel. Somente para efeito de comparação, a criação de Jaquet Droz precedeu grandes invenções como a lâmpada de óleo, a escala de temperatura Celsius ou os teares mecânicos. Impressionante!
pierre-jaquet-droz-the-writer-automaton-ancestor-of-modern-computer-3
Autômato-Pierre-Jaquet-Droz-automaton  pierre-jaquet-droz-the-writer-automaton-ancestor-of-modern-computer-5
the writer automaton
Saiba Mais (Click aqui)

0 comentários:

Postar um comentário